sábado, 30 de janeiro de 2010

Personagem

Olá pessoal, demorei para postar. Andei meio sem tempo e houve uns imprevistos essa semana. Mas tenho material para postar.

Para a criação do personagem, havia desenhado ele a um bom tempo e a medida que ia desenhando partia para a modelagem. Esse processo é um pouco delicado pois trata-se do elemento que trasmite personalidade e emoções na história. Além disso, a adaptação do 2d para o 3d exige boa atenção por ser dois mundos diferentes.

Após vários desenhos, pensando em várias formas e traços (retos, triangulares, quadrados, alto, baixo...) decidi fazer algo bem redondo, do estilo cabeção, mãos e pés grandes e corpo maleável:


Um dos objetivos do personagem que eu tinha em mente, é que ele fosse genérico, para que pudesse utilizá-lo atuando como mais de um personagem. Pois a idéia é utilizá-lo em outras produções e em estudos pessoais. Com isso em mente, o concept não podia ter um traço muito singular e pessoal que não tivesse essa versatilidade de atuação. E como parte da criação, desenhei o personagem em forma de mulheres, no caso do curta: a aeromoça e a esposa.


Essas adaptações seriam feitas com acréscimos de elementos como cabelo e outros acessórios. Mas é possível que eu faça um modelo de corpo feminino pois a aeromoça exige um certo "sexy apeal" que o protagonista não teria.

Cheguei a fazer um "Model Sheet" partindo para a modelagem, mas digamos que o boneco inicialmente ficou feio. No meio do processo de modelagem ainda houve e está tendo reajustes por falta de um concept sólido e fechado. Trocando idéias com amigos profissionais e olhando referências, cheguei a fazer nova versão mais oval, boca mais dura na modelagem, ajustes no nariz, região dos olhos, espessura dos braços e pernas... pensando sempre na modelagem cartoon que era algo que não tinha muita experiência. Eu tenho uma tendência de deixar sempre anatômico os meus modelos, tornando-os caricatos, o que não atende as minhas necessidades neste projeto.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Referências e Inspirações


Como toda criação, é preciso ter inspiração e procurar algumas referências. O estilo de animação que quero atingir neste trabalho vai para uma vertente mais cartoon e com situações que pareçam engraçadas. Várias produções são feitas desta maneira e é o que faz justificar a liberdade dos movimentos que a animação proporciona, com "timming" fora do comum, deformações que extrapolam o senso comum e criam um expressividade além do normal. Exemplos de grandes produções como os da BlueSky caem neste conceito, e mais recentemente a Sony Animation com o "Cloudy With a Chance of MeatBalls". Este último trabalho é minha maior inspiração no momento para o estilo de animação que quero fazer, a insanidade do protagonista Flint Lockwood na forma de agir sempre aguniado e destrambelhado, me faz lembrar as situações que o piloto (ainda sem nome) passa no meu curta.


Partindo para curtas-metragens veiculados na internet, temos muitas referências, alguns em especial me chamam a atenção com seu grande teor de comédia, ou pela boa animação expressiva e fluida. Aqui vai uns exemplos:


Distraxion - feito por um estudante do animation mentor, apesar de ter uma animação "mais comportada" em relação aos outros, as situações que ocorrem vão ficando meio lunáticas. Muito engraçado!


Jungle Jail - 8 minutos de pura comédia, o curta coloca o protagonista fraco e medroso diante de um ambiente totalmente caótico e perigoso, para completar, um vilão ainda mais aterrorizante. Até que num momento a história dá uma reviravolta e as coisas ficam mais loucas.


Funny Feud - essa é a tese de um estudante da Ringling College, o que me chamou bastante atenção neste curta é a abordagem cartoon semelhante a um desenho animado para tv dos anos 40 e 50. A animação totalmente maleável, as deformações dos personagens tiram a impressão de ser apenas um "boneco 3d".


Bath Time - este curta é o mais curta da lista mas não menos importante. Não temos deformações mirabolantes como o Funny Feud, mas o seu estilo ainda assim é bem cartoon, de grande expressividade e uma ótima atuação. Sem nem mesmo ter boca, a linguagem corporal toma conta de contar a história.

É isso, espero que divirtam-se com esses curtas. Até mais!

Planejando a Pré-Produção

Decidido a fazer o meu curta animado, é preciso organização e planejamento para tal. Tirar um tempo para planejar é sempre necessário para desvendar as tarefas a serem cumpridas prevendo seu tempo necessário. Fazer um cronograma serve também como pressão e comprometimento do trabalho. Como só sou eu na produção do curta, eu tenho que ser chefe e empregado ao mesmo tempo para que o projeto vá para frente. Como todos sabem: o chefe quer resultados e o empregado quer tempo.

Por enquanto tenho apenas o cronograma da pré-produção. Assim que fizer o animatic, estabelecendo o tempo de filme e finalizando o número de cenas, farei o cronograma da produção das cenas. Mas a priore estou contando com aproximadamente 4 meses e meio para tal etapa, que inclui o blocking e a animação dos personagens.

No momento estou desenhando as cenas para o animatic 2d que estarei fazendo no início de fevereiro. Os planos (cortes), que estou chamando de "shots", já estão determinados e as falas estão quase. O personagem está quase definido, houve algumas alterações e inclusive a modelagem do personagem já foi iniciada - em outro post.

Idéia Inicial

A idéia para este curta veio na Oficina de StoryBoard no Animamundi ministrado por Mike Cachuela o qual eu participei. Cada um dos participantes teve que criar uma estória a partir de um personagem com um determinado objetivo. No meu caso, tive que fazer um piloto comolando o lixo para fora. Pensei logo na situação mais improvável possível dele fazendo tal tarefa: pilotando o avião.

Partindo do objetivo impossível, decidi fazer uma comédia, e com o conflito em mãos, desenrolei a história com ações muito improváveis e quase catastróficas para um tarefa simples de pôr o lixo para fora. Fui desenhando a medida que ia pensando no que o piloto poderia fazer sem nem mesmo saber como seria o final, a solução foi vindo de forma natural a medida que criava a estória.

Na apresentação do storyboard, tive um feedback bem positivo e com boas dicas, principalmente o do Cachuela sobre extender a apresentação do personagem em relação ao seu ambiente de trabalho antes que o telefone tocasse.

Confiante na estória que tinha em mãos, passei uns 4 meses até decidir produzir o curta aproveitando-o para o TCC da pós-graduação que será este ano.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Introdução

Olá pessoal!

Neste novo blog estarei postando as etapas de produção do meu curta animado.

O projeto tem como objetivo evoluir minha habilidades artísticas na computação gráfica 3d, principalmente na animação de personagens, servindo de material para portfólio na minha vida profissional. O meio de divulgação inicialmente é a internet e o curta em si deve ter uma linguagem universal que possa atrair a atenção mundo a fora.

O foco maior do trabalho será a animação dos personagens, toda a história é construida de uma forma simples e divertida, curta e precisa, bastante expressiva e com muitas performances do protagonista.

Boa parte do projeto será produzido como trabalho de conclusão da Pós graduação de Computação Gráfica 3d - SENAC. Esta parte irá incluir desde a criação, pré-produção, até a animação das cenas, restando a etapa do render, efeitos e composição para depois. Sendo a data prevista das apresentações finais em Setembro, o curta terá uma versão playbast/preview das cenas até esta data.

Até mais!