domingo, 24 de janeiro de 2010

Referências e Inspirações


Como toda criação, é preciso ter inspiração e procurar algumas referências. O estilo de animação que quero atingir neste trabalho vai para uma vertente mais cartoon e com situações que pareçam engraçadas. Várias produções são feitas desta maneira e é o que faz justificar a liberdade dos movimentos que a animação proporciona, com "timming" fora do comum, deformações que extrapolam o senso comum e criam um expressividade além do normal. Exemplos de grandes produções como os da BlueSky caem neste conceito, e mais recentemente a Sony Animation com o "Cloudy With a Chance of MeatBalls". Este último trabalho é minha maior inspiração no momento para o estilo de animação que quero fazer, a insanidade do protagonista Flint Lockwood na forma de agir sempre aguniado e destrambelhado, me faz lembrar as situações que o piloto (ainda sem nome) passa no meu curta.


Partindo para curtas-metragens veiculados na internet, temos muitas referências, alguns em especial me chamam a atenção com seu grande teor de comédia, ou pela boa animação expressiva e fluida. Aqui vai uns exemplos:


Distraxion - feito por um estudante do animation mentor, apesar de ter uma animação "mais comportada" em relação aos outros, as situações que ocorrem vão ficando meio lunáticas. Muito engraçado!


Jungle Jail - 8 minutos de pura comédia, o curta coloca o protagonista fraco e medroso diante de um ambiente totalmente caótico e perigoso, para completar, um vilão ainda mais aterrorizante. Até que num momento a história dá uma reviravolta e as coisas ficam mais loucas.


Funny Feud - essa é a tese de um estudante da Ringling College, o que me chamou bastante atenção neste curta é a abordagem cartoon semelhante a um desenho animado para tv dos anos 40 e 50. A animação totalmente maleável, as deformações dos personagens tiram a impressão de ser apenas um "boneco 3d".


Bath Time - este curta é o mais curta da lista mas não menos importante. Não temos deformações mirabolantes como o Funny Feud, mas o seu estilo ainda assim é bem cartoon, de grande expressividade e uma ótima atuação. Sem nem mesmo ter boca, a linguagem corporal toma conta de contar a história.

É isso, espero que divirtam-se com esses curtas. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário