domingo, 28 de março de 2010

Shaders dos Personagens

Depois de fazer a modelagem dos personagens, parti para a abertura de UV's, texturas e shaders. Mesmo nesse estágio pequenos ajustes na modelagem foram inevitáveis. Foi difícil tentar deixar tudo o mais versátil possível, criando clusters para os diversos materiais, delimitando as partes que estarão as roupas, resolvi um jeito de utilizar apenas uma só cabeça para os dois tipos de corpo, assim gasto energia trabalhando nos shapes uma só vez.


Comecei fazendo os olhos, e no início imaginava fazê-los com pupila e iris, como há na referência o "Tá Chovendo Hamburguer", porém percebi que fazendo apenas a pupila eu teria um resultado mais cartunesco ainda, e fiz a pupila modelada para q o specular atue melhor nele já q não há globo ocular para este modelo. Além do mais este tipo de olho facilita a transformação para os diversos personagens, tirando a necessidade de mudar a cor da iris para cada personagem.


Para a pele usei SubScattering material com diversos bitmaps para as camadas e o sexo. A roupa resolvi a textura apenas com procedurals, me proporcionando fazer os pequenos detalhes das roupas sem se preocupar em resolução da imagem, e facilitando a troca de cor dos mesmos.

Para o cabelo imaginava aplicar textura fotográfica, porém acabei gostando do estilo "limpo" com cara de "boneco" - que é o que tem predominado no restante do personagem.


Neste meio tempo tenho estudado a concepção de rig facial, tenho lido o livro Stop Staring que me ajudou muito a perceber a importância de um bom shape facial, fazendo shapes em áreas específicas do rosto e que um bom rig está na boa mixagem entre estes shapes. Se o trabalho deixar, esta semana adianto os shapes faciais, começando pela boca.

Mais uma atualização do Cronograma:

Um comentário:

  1. Jost,
    seu projeto está muito bacana e promete ficar muito bom hein !!

    Adorei o design simplificado dos persoagens (parece um rig free- com appeal e formas 100% para animação), os shaders e gostei também de como o sistema facial está resolvido.

    Você vai postar progressos de animação (blockings e actings)? ou direto o filme final ?

    Estarei acompanhando !

    forte abraço,
    força ai !

    ResponderExcluir