domingo, 28 de março de 2010

Shaders dos Personagens

Depois de fazer a modelagem dos personagens, parti para a abertura de UV's, texturas e shaders. Mesmo nesse estágio pequenos ajustes na modelagem foram inevitáveis. Foi difícil tentar deixar tudo o mais versátil possível, criando clusters para os diversos materiais, delimitando as partes que estarão as roupas, resolvi um jeito de utilizar apenas uma só cabeça para os dois tipos de corpo, assim gasto energia trabalhando nos shapes uma só vez.


Comecei fazendo os olhos, e no início imaginava fazê-los com pupila e iris, como há na referência o "Tá Chovendo Hamburguer", porém percebi que fazendo apenas a pupila eu teria um resultado mais cartunesco ainda, e fiz a pupila modelada para q o specular atue melhor nele já q não há globo ocular para este modelo. Além do mais este tipo de olho facilita a transformação para os diversos personagens, tirando a necessidade de mudar a cor da iris para cada personagem.


Para a pele usei SubScattering material com diversos bitmaps para as camadas e o sexo. A roupa resolvi a textura apenas com procedurals, me proporcionando fazer os pequenos detalhes das roupas sem se preocupar em resolução da imagem, e facilitando a troca de cor dos mesmos.

Para o cabelo imaginava aplicar textura fotográfica, porém acabei gostando do estilo "limpo" com cara de "boneco" - que é o que tem predominado no restante do personagem.


Neste meio tempo tenho estudado a concepção de rig facial, tenho lido o livro Stop Staring que me ajudou muito a perceber a importância de um bom shape facial, fazendo shapes em áreas específicas do rosto e que um bom rig está na boa mixagem entre estes shapes. Se o trabalho deixar, esta semana adianto os shapes faciais, começando pela boca.

Mais uma atualização do Cronograma:

sexta-feira, 12 de março de 2010

Esquema de Transformações

Organizei os modelos em layers para ficar mais fácil na setagem do personagem, já que o personagem terá a possibilidade de se transformar em mais de um personagens. A transformação será feita a partir do modelo feminino e de um modelo masculino, e terá a opção de ser um dos protagonistas ou figurantes do curta, para isto será ligado e desligado a visibilidade dos acessórios.

Essa esquema auxiliará o "riggador" na hora de fazer os controles.


terça-feira, 9 de março de 2010

Modelagem Personagens

Bem, acho que terminei com a modelagem dos personagens já. Agora é mandar para o Mike Ogawa e fechar tudo sobre o rigging para que ele possa iniciar tal processo. Ainda falta abrir a malha dos modelos mas isso pode ser feito enquanto ele faz o esqueleto e o setup.

Como imaginava, fazer o corpo não custou tanto quanto fazer o rosto dos personagens, mas mesmo assim não pude ter tempo integral para o projeto. Alguns ajustes proveniente de observações de terceiros foram feitos nos ultimos dias. Pelo novo cronograma - imagem abaixo - tinha q finalizar o modelo semana passada e essa semana já partia pras texturas e shaders. Ainda tem o animatic que tem passado por algumas alterações para o melhor entendimento e entretendimento da história. Para as vozes está faltando o da esposa, que já foi gravado porém, por falta de direção minha, não ficou como deveria ser. Mas desta vez gravei uma referência, coloquei no animatic e já conversei com o Fernando Cabral, esta semana provavelmente marcarão mais uma vez no estúdio.



Aqui vai a atualização do Cronograma - ainda linear, sem a atividade do Mike:


No mais, tenho que deixar a pré-produção toda pronta até junho para julho começar a produção das shots, a animação propriamente dita.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Piloto e Esposa

Comecei a modelar os acessórios para os personagens ontem a noite e fiz o piloto e a mulher dele de madrugada.

Para fazer os peitos da esposa, havia imaginado fazer por blend shape, mas pensando melhor, foi mais fácil modelar o vestido todo por cima com o volume dos seios.



Boas Notícias: o áudio foi gravado neste domingo, o Fernando Cabral me passou os arquivos e só terá que fazer mais um dia de gravção no estúdio para refazer algumas falas. Mas no geral o trabalho tá muito legal. Parabéns ao Fernando e a namorada!