segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Variações para os personagens - Estudos

Desenhei as variações dos personagens por cima do modelo principal. Inicialmente a idéia era o corpo do piloto servir para todos, mas com a aparência sexy da aeromoça, pensei em ter dois corpos e daí surgir duas vertentes de figurantes.

Nova Referência

Olá galera, estou aqui mais para postar um curta muito bom - The Lady and The Reaper - que está concorrendo ao Oscar. O filme é muito louco, começa um ritmo calmo melodramático e depois fica frenético até tudo explodir, ele preserva um visual cartoon 2d bem na forma de animar e nos concepts. Mais uma fonte de inspiração e vale a pena todos assistirem:


De quebra posto outro curta que também está concorrendo ao Oscar, esse já tem uma outra pegada mas também é fantástico:

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Modelagem do Rosto e Vozes

Salve salve galera, estou postando muito atrasado sem novidades a um tempo, mas não fiquei parado.

Nas últimas duas semanas não tive tempo de adiantar o projeto como queria, seguindo o cronograma deveria está finalizando os modelos dos personagens, porém o trabalho na produtora tem me puxado muito do meu tempo e nem no feriadão de carnaval tive descanso, fazendo um job em casa durante os 4 dias.

O pouco que peguei na modelagem, foi ajustando os edge-loops do rosto que não estavam bem resolvidos. Como dito anteriormente, o design do personagem foi se construindo ao longo da modelagem, e chegou-se a um estilo totalmente cartoon, volumetria simples, superfície "limpa" e sem elementos anatômicos, mais parecido com um boneco. Tendo como referência principal o "Cloudy With a Chance of Meatballs"


Descobri que este tipo de modelagem exige um grande cuidado na construção dos edges afim de serem o mais fluido possível sem fazer relevos indesejáveis. Coisa que quando modelamos um personagem caricato ou anatômico, as elevações e concavidades são facilmente aceitas já que o modelo exige entranhas como rugas e deformações expressivas. Num design mais limpo, é difícil manter a superfície sempre redonda já que os edges sempre terão áreas de colisão, mudança de direção e nem sempre paralelos. E marcas como olheras, rugas, deformações faciais elementos anatômicos no geral, podem parecer estranhas num rosto cartoon.


Nesse meio tempo também já acertei com uma pessoa para gravar as vozes do curta, o rapaz é de Brasília, manja bem do inglês e e já tem contato com um estúdio de gravação. Para quem quiser ver o trabalho dele na dublagem de uma animação de um amigo meu aqui está: Hard Truth Só estou esperando a resposta da voz feminina que é amiga dele. As falas já estão quase definidas e já foi passado para ele ir se familiarizando.

Com fé em Deus vai ficar um trabalho muito bom.
Abraço!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Animatic 2D

Aeh galera, finalmente terminei o animatic 2d ontem. Cumprindo, assim, o prazo da primeira semana de fevereiro. Agora posso partir para o 3D feliz com a história, com o tempo previsto de 2 minutos e meio, já com os shots definidos e nos cortes adequados.


No meu cronograma, até final de janeiro já teria que ter o storyboard todo desenhado, e em fevereiro faria só a composição do animatic no After Effects e sequenciá-las no Premiere. Porém o processo foi um pouco diferente do que imaginava mas, pelo contrário, não perdeu a qualidade da criação. Mesmo que eu não tenha desenhado todas as shots até final de janeiro, a medida que desenhava eu montava no After as shots. Isso também proporcionou fazer várias versões do animatic a medida que desenhava no Photoshop, e com elas mostrar para amigos e ter um feedback fundamental para qualquer criação.


A medida que mostrava a amigos, me sentia mais motivado a continuar e recebi algumas dicas valiosas, até porque o filme é feito para o público, e não para quem o faz. Observações como tempo da "shot", acrescentação de uma shot para entender melhor, e outras questões que levo para ajustes futuros no animatic 3d. O final do filme ,por exemplo, mudou para o que eu imaginava inicialmente, por conta de uma idéia partida de um amigo de fazer ele voltar para a cabine por onde ele saiu. E que proporcionou também uma piada com a aeromoça tomando um susto.


Além do planejamento de câmera do filme, enquadramento, ritmo do filme, outro ponto importante na criação do storyboard foi a substituição de um concept para o cenário, pois nos shots abertos que mostram o ambiente, procurei desenhar projetando já como seria no 3d, ajudando na direção de arte do curta - como será a cabine, o quintal da casa, o quarteirão, a cozinha... Para o personagem também não foi diferente, como disse anteriormente não defini completamente o visual do modelo 3d, logo o storyboard ajudará na construção dele pois a cada pose que fazia com ele, eu pude estudar as possibilidades que o boneco em 3d teria que enfrentar para contar a história, e isso reflete na modelagem e futuramente no rigging do personagem.



http://www.youtube.com/watch?v=kuvV9sOUr6k